domingo, 20 de outubro de 2013

Blocos Lógicos



Os Blocos Lógicos são constituídos de 48 peças onde encontramos quatro formas, três cores, duas espessuras e dois tamanhos.
Cada peça possui, portanto quatro atributos; forma, cor, tamanho, e espessura, por exemplo, circulo azul grande e grosso.
O trabalho desenvolvido com Blocos Lógicos provoca situações em que o aluno é levado a raciocinar, a descobrir, a criar e aprender pela própria experiência. Com esse material, é possível estimular o pensamento lógico- matemático do aluno, a atenção, percepção, autonomia, a cognição, além de uma boa disposição para o aprendizado formal da Matemática e certas operações mentais, tais como: relacionar, comparar, classificar, ordenar, etc.

Atividades Desenvolvidas:

1.  Construções não-dirigidas
As crianças constroem, espontaneamente figuras de casas, carros, bonecos, barcos, etc. Após verbalizarão sobre suas produções.
Nessa atividade o professor explorará, ao máximo da criatividade do aluno; estimulando-o expressar sobre sua criação.

2.  Atividades com cartões para trabalhar o atributo cor
A professora apresentará as cores, sem forma, em cartões, para sua conceituação. Em seguida, as crianças deverão separar as peças pelas cores, colocando-as ao lado do cartão corres.

3. Trabalhando Percepção Inicial de Conjunto.
- Formar conjuntos com os Blocos Lógicos. Conjuntos de peças azuis; conjuntos de peças grossas; conjuntos de peças circulares etc.
· Limitar os conjuntos usando cordões, fios de lã, ou desenhando os limites com giz (no chão).
· Comparar conjuntos com mais e menos elementos.Após,fazer a relação número e quantidade.

4.  Trabalhando a Aquisição do Conceito de Quantidade
· Separar em montes com muitas e poucas peças: perguntar onde há muitas peças, onde há poucas; onde há mais; onde há menos; onde não tem peças.
· Pedir às crianças que façam monte: com alguns blocos; com vários blocos.

5- Para a Aquisição dos Conceitos de Orientação Espacial.
· Sugerir que as crianças coloquem as peças em cima da mesa, embaixo das carteiras, sobre a estante, sob a mesa etc.
· Colocar peças na frente ou atrás da criança: perguntar onde estão as peças.

6. Jogos – Atributos Conjuntivos (O que há na bolsa?)

· Os blocos são colocados num saco ou bolsa de pano. Cada criança deve apalpar um bloco e o identificar segundo o tamanho, a forma e a espessura. Ao retirar o bloco, o professor enuncia a cor.


Considerações finais:
Vale enfatizar que o professor poderá criar outros jogos observando os recursos e interesse da turma.
É importante que deixe a criança jogar livremente, proporcionando-lhe assim inteira liberdade para sua imaginação e criatividade.


As atividades com blocos devem ser regulares e de pequena duração.

2 comentários:

  1. Muito bacana! Esse tipo de jogo para as crianças com DI, irá contribuir positivamente para o seu processo de aprendizagem. Estou feliz por saber que vocês tiveram essa facilidade de postar no blog, os jogos e as ilustrações, no meu caso não consegui postar com as ilustrações.

    ResponderExcluir
  2. Edja, gostei muito do jogo Blocos Lógicos e da maneira como você discorreu sobre os vários objetivos e formas de empregá-los. Considerei-os muito pertinentes para se trabalhar o processo de classificação. PARABÉNS !

    ResponderExcluir