Sabendo que as
Salas de Recursos Multifuncionais são espaços nos quais são realizados o AEE,
com o fito de produzir, organizar serviços e estratégias que assegurem os
meios, modos e formatos de comunicação e de acesso à informação e ao
conhecimento; faz-se necessário que os profissionais envolvidos na áera,
procurem elevar a autoestima do aluno, respeitando e valorizando-o; otimizem a
aprendizagem do educando e sua inclusão no ensino regular; articulem com a
família e demais profissionais envolvidos no processo; conheçam as Políticas
Públicas da Educação Especial; gostem do que fazem; reconheçam que todos podem
aprender e estejam em constante busca do conhecimento.
Vale ressaltar que o professor da Sala de Recurso Multifuncional deverá elaborar o Estudo de Caso das crianças que irão ingressar no AEE, com o propósito de conhecer as necessidades e habilidades das mesmas, para a elaboração do Plano de Trabalho que atenda as necessidades específicas dessas crianças.
Contudo, para o
Estudo de Caso ser coerente, consistente e verdadeiro, o profissional do AEE
deverá fazer um diagnóstico da realidade do aluno com o intuito de conhecer sua
história de vida, bem como as expectativas dos pais, através da coleta de dados
que dar-se-à por meio de avaliações diagnósticas, anamneses, entrevistas com
professores da sala regular e demais áreas, observações das crianças no âmbito
escolar e parcerias com os profissionais da saúde (Fonoaudiólogos, Psicólogos,
Neuropediatras, Psicopedagogos etc). São essas ações que ajudarão efetivamente
na elaboração do plano de AEE, que por sua vez contribuirá de forma
significativa no desenvolvimento global do aluno, porque através dele o
professor elabora atividades e estratégias variadas que permitem a eliminação
de barreiras.






Querida Edja, sua abordagem sobre PROFESSOR DO AEE E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE CASO, apresenta informações muito importantes sobre estes,sua riqueza de detalhes bastante esclarecedores, condiz perfeitamente com seu título. Parabéns querida! Você é demais! Beijos.
ResponderExcluir